Obras

Obras de Recuperação Setembro e Outubro de 1999
Relatório de Atividades desenvolvidas nos empreendimentos, nos meses de setembro e outubro de 1999, pela construtora Erevan Engenharia S/A.

2 - Retirado no período os apara lixos dos primeiros pavimentos dos prédios San Michel e San Filippo para possibilitar a recuperação dos suportes metálicos, que se encontravam deteriorados pelo tempo.

1 - Fechamento dos pavimentos existentes em alvenaria de periferia para proteção das estruturas contra as intempéries. Concluído no período o último pavimento do prédio San Marco, o último pavimento do prédio San Michel, e iniciado o 9o Pavimento do Prédio San Filippo, a construtora necessitou locar um gerador de energia, visto que a subestação que atendia também aos prédios North Coast, Blue Coast e Green Coast, sofrera curto em maio passado.

 

3 - Concluída no período a análise de reforços estruturais necessários em vários pilares dos 3 prédios, oriundos de resultados insuficientes de ensaios de compressão de concreto feitos pela Encol. Iniciados os serviços de reforço estrutural em pilares do 1o subsolo do edifício San Michel e 1o e 4o Pavimentos do Edifício San Filippo.

4 - Prosseguiram no período, os serviços de limpeza das estruturas de concreto, compreendendo a retirada de restos de forma presos á estrutura, retirada de tirantes de forma em pilares e paredes, e retirada de forma em diversas caixas de passagens de tubulações, corte de rebarbas de concreto em peças estruturais deixadas após a concretagem.

5 - Prosseguiram os serviços de execução de proteções de vãos de fachadas, poços de elevadores, caixas de escadas, prismas de ventilação, furos em lajes etc.

6 - Obtenção no período, dos projetos legais do edifício San Filippo que servirão para elaboração dos quadros técnicos que comporão o memorial de incorporação do empreendimento.

7 - Obtenção de diversos projetos executivos de estrutura, arquitetura e instalações dos dois empreendimentos. Até o momento, a costrutora já obteve 91% dos projetos executivos do edifício Villa Borghese e 87% do edifício

8 - Prossegue a compilação de dados e documentação técnica para eventual necessidade de elaboração de pasta técnica para eventual necessidade de elaboração de pasta técnica de engenharia para laudo de vistoria judicial.San Filippo.

9 - Proteção anticorrosiva da ferragem de espera de vigas e lajes nos embasamentos do edifício San Michel e San Filippo, com limpeza mecânica, e pintura com adesivo e nata de cimento, garantindo a perfeita continuidade estrutural a ser realizada na retomada das obras de conclusão.

10 - Concluída pelos calculistas contratados pela Erevam, a análise de cálculo estrutural dos prédios, com vistas á avaliação de cargas, verificando-se a necessidade de reforços estruturais para o combate ás cargas de vento que não atendem ás exigências da norma brasileira. Os projetos de execução dos reforços já estão sendo ultimados.

11 - Realizado no período, o serviço de recuperação estrutural nas peças de fundação e espera de pilares que ficam abaixo do lençol freático, no subsolo do empreendimento Villa Borghese. Para tanto, fora ativado provisóriamente, durante os trabalhos, o sistema parcial de rebaixamento de lençol freático.

12 - Continuação dos serviços de recuperação estrutural, após exame minucioso, em lajes, vigas, pilares e paredes em vários pavimentos da obra, onde ainda se verifica a existência de quantidade significativa de ferragens expostas.

13 - Limpeza permanente das obras com retirada de vegetação nas calçadas e nos taludes dos dois empreendimentos, manutenção do madeiramento dos tapumes em todo o perímetro das obras, e tratamento da água de lençol para evitar proliferação de mosquitos.

14 - Manutenção mecânica e elétrica das gruas existentes, todas funcionando no momento.

15 - Concluida as instalações de banheiros para a administração das obras, no 1o pavimento do edifício Sam Michel.

16 - Vigilância permanente da obra.

17 - Providência para o estancamento de vazamento da ETE ( estação de tratamento de esgoto ) da torre Charles de Gaulle, contíguo ao edifício San Marco.

18 - Manutenção das instalações provisórias de obra, com reposição de lâmpadas queimadas em escadas e demais acessos.

19 - Realizada a 1o visita técnicas ás obras com os condôminos, em 23/10/99, momento em que estiveram presentes os calculistas contratados e engenheiros da Erevam.

Rio de Janeiro, 04 de novembro de 1999

ENGº ROBERTO FORTI
CREA-BA 15.525
i