Obras

Introdução as Obras de Recuperação

 

Veja as obras de recuperação do Villa Borghese

Obras de Recuperação do Villa Borghese

Obras de Recuperação do San Filippo

Veja as obras de recuperação do San Filippo

OBRAS DE RECUPERAÇÃO - em face da paralisação das obras por mais de 2 anos e estando as suas estruturas incompletas com parte das ferragens expostas ao tempo, além de outros problemas estruturais a serem resolvidos, tornou-se necessário dedicar uma atenção especial. Na atual fase das obras, a recuperação, entre vários tópicos, apresenta 4 conjuntos de providências que se mostram de importância relevante.

1. RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL - retirada de material deteriorado, como madeiras e formas; saneamento dos defeitos de concretagem; proteção de ferragens expostas; reforço de pilares; fechamento da obra em alvenaria visando a sua proteção estrutural; limpeza geral, recuperação dos tapumes; recuperação dos equipamentos como gruas; cuja fiação havia sido furtada em decorrência do abandono das obras, além de motores danificados; recuperação da cisterna do Villa Borghese que estava sendo invadida por água do lençol freático, com a sua vedação e impermeabilização.

2. RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA DA OBRA - que compreende a obtenção de todos os projetos, plantas e cálculos que estavam extraviados além de muitos que haviam sido definitivamente perdidos, sobretudo da parte elétrica e hidráulica uma vez que haviam sido abandonados numa firma copiadora que, por falta de pagamento da Encol, deu destino ignorado à citada documentação. Essas plantas têm que ser refeitas. Todo esse conjunto está sendo analisado quanto aos cálculos e identificamos problemas de estrutura em relação ao impacto do vento. Cremos ser essa parte da recuperação a mais cara e delicada tendo em vista a responsabilidade em relação à estabilidade da construção.

3. RECUPERAÇÃO DA PARTE LEGAL DA OBRA - compreende o pagamento do IPTU em atraso, equilibrado dos problemas de pagamento daquilo que for indispensável para ter a licença de obra, água, esgoto, força e telefone visto que encontramos as obras com todos os serviços públicos cortados por falta de pagamento, depreciados e, muitas vezes, sem os equipamentos indispensáveis ao seu funcionamento.

4. ATUALIZAÇÃO DO PROJETO - nos dias de hoje será necessário habitar um prédio que, além de área de lazer e segurança, seja também um prédio informatizado visando a sua utilização como moradia, lazer e trabalho no século XXI.